O desenvolvimento lexico-semântico

 

A aquisição lexical por parte das crianças dá-se extremamente rápido, sendo que estas compreendem mais palavras (léxico activo) do que aquelas que conseguem pronunciar (léxico passivo).

Aos dois anos as crianças manejam cerca de 200 palavras, aos dois anos e meio cerca de 5oo, aos três anos 1000 e aos seis anos 2.500/3.000 palavras.

A criança adquire e desenvolve conhecimentos lexicais através da imitação do vocabulário do adulto e da sua capacidade inata para adquirir linguagem.

As aquisições lexicais são assim fruto da interacção entre a capacidade da criança para criar palavras e conferir-lhes significado, e a repetição de palavras do vocabulário adulto por imitação ou através da prática do “reforço”.

Entre os nove e os catorze meses de idade surgem as primeiras palavras, que apresentam uma função ora expressiva ora referencial.

As aquisições de léxico emergem normalmente com a mesma ordem:

  1. Interjeições
  2. Nomes – palavras denotativas - objectos
  3. Verbos – acções
  4. Adjectivos
  5. Advérbios
  6. Pronomes
  7. Preposições
  8. Conjunções

Cada criança faz, de uma forma independente, uma selecção própria do vocabulário que lhe é apresentado, segundo as suas necessidades e o grau de maturidade que já adquiriu. Contudo, é possível extrair algumas generalidades de como se processam as aquisições lexicais:

  • O significado de uma palavra não se adquire de uma só vez.
  • Os significados lexicais são inicialmente aproximativos e rudimentares.
  • No inicio, o significado reduz-se à característica mais geral, e com o tempo vão sendo conferidas às palavras significados mais complexos e individuais. Daqui resultam processos de sobre-extensão e sub-extensão.
  • Para além da própria estrutura semântica da palavra, a sua aquisição também é determinada pela frequência com que a criança a usa, o desenvolvimento cognitivo anterior, factores contextuais e comunicativos e o uso metafórico das palavras.
  • As crianças generalizam as suas referências semânticas através da utilização de uma mesma palavra para designar diversos objectos parecidos (Ex. Livro = caderno, livro, revista).
  • As crianças entendem o léxico sempre parcialmente e tendo em conta o seu contexto.

 


Anexos

Desenvolvimento lexico-semântico

1 - Desenvolvimento lexico-semântico.pdf (189,5 kB)

—————