Os media e o desenvolvimento da linguagem: a interacção das crianças com a televisão

 

Desde os primórdios da existência do homem que este sentiu necessidade de interagir com o que o rodeava, sendo que uma das formas que encontrou para o fazer foi a comunicação verbal e \ ou escrita.

A comunicação foi evoluindo a par da tecnologia, e actualmente dispomos de um vasto e eficiente leque de tecnologias da informação e comunicação: o rádio, a televisão, a internet, os telefones entre outros.

As crianças são expostas desde cedo a estes meios, crescendo rodeadas por eles. Mas em que medida estes as afectam? Vários estudos abordaram esta realidade, e concluísse que os média não são totalmente nefastos, pois também permitem a aprendizagem e o desenvolvimento de certas competências como a da linguagem, particularmente a televisão. Assim sendo, pode-se afirmar que se podem extrair conhecimentos de qualquer tipo de programa televisivo, não sendo necessário este estar directamente vocacionado para a aprendizagem.

Por outro lado, importa referir que a televisão leva registos de língua e conhecimentos a crianças que podem não ter acesso a eles de outra maneira.

Porém, os conhecimentos veiculados pela televisão só são verdadeiramente adquiridos pelas crianças quando estas reflectem sobre eles, os interiorizam e os conseguem utilizar em situações correctas.

Para isto contribui grandemente o interesse da criança pelo programa televisivo que está a ver, o tempo disponível para o ver e o grau de cansaço físico e ou intelectual em que se encontra.

É importante realçar que apesar de todos os programas televisivos poderem veicular conhecimentos, isto não quer necessariamente dizer que todos eles sejam bons. Neste sentido, torna-se urgente educar as crianças para os média, e aqui a escola tem um papel fundamental.

Educar para os média quer dizer fomentar o espírito crítico e a participação activa das crianças naquilo que estão a visionar, não sendo meros espectadores passivos, mas terem a capacidade de questionar aquilo que vêem e procurarem esclarecer as dúvidas que daí advêm, para mais tarde conseguirem seleccionar os programas que realmente lhes interessam.

 

 

 


Anexos

Crianças e televisão

1 - Crianças e Televisão.pdf (83,8 kB)

—————

Educar para os média

2 - Linguagem verbal, outras literacias e educação para os media.pdf (71,7 kB)

—————

Educar para os média no pré-escolar

3 - Educar para os media no pré-escolar - As crianças e a TV.pdf (135 kB)

—————